cocopallet

PARA PRESERVAR FLORESTAS, EMPREENDEDOR INVENTA PALETES FEITOS DE FIBRA DE COCO

Os produtos, muito utilizados no setor da logística, são normalmente feitos de madeira. Novidade não exige tratamento contra pragas.

Michiel Vos é o idealizador da CocoPallet, que produz paletes feitos a partir de fibra de coco. (Foto: Divulgação)

 

Paletes são estrados de madeira, muito usados no setor de logística e facilitam o manuseio de cargas por empilhadeiras e outras máquinas. Entretanto, o material é feito de madeira e usado em massa e, como consequência, o impacto ambiental para produzi-lo é enorme.

Isso não passou despercebido por Michiel Vos, fundador do projeto CocoPallet. Agora ele está produzindo paletes feitos de fibras presentes na casca do coco. Além de serem orgânicos e mais charmosos que os produtos tradicionais, a alternativa também é sustentável, já que o coco usado na fabricação iria para o lixo.

Barato e estiloso: Segundo a empresa, cerca de 1,7 bilhão de paletes de madeira são produzidos anualmente na Ásia, causando a destruição de aproximadamente 200 milhões de árvores. Com a iniciativa, é esperado reverter essa situação.

A CocoPallet também deve comprar as matérias-primas de comunidades locais, favorecendo a economia da região.

A CocoPallet deve comprar as matérias-primas de comunidades locais, movimentando a economia. (Foto: Divulgação)

Vos usou como base pesquisas realizadas na Universidade de Wageningen, na Holanda, para desenvolver o produto. Os paletes consistem em fibras naturais e lignina – uma molécula associada à celulose e que dá rigidez –, não possuindo resinas sintéticas. O produto também não precisaria de tratamentos contra pestes, o que abaixa seu preço final.

A baixa inflamabilidade do produto, a resistência à água e o formato que favorece o armazenamento são outros pontos a favor dos paletes de coco. O projeto atualmente está em fase de financiamento, mas os organizadores pretendem começar a exportação em massa do material no final de 2020.

Fonte –   https://revistapegn.globo.com

 

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *