A tecnologia transforma a forma como vivemos, muda a nossa forma de pensar e gera possibilidades nunca antes imagináveis. Atualmente é possível comprar produtos da China pela internet, e receber em alguns dias. Como uma empresa, entrega um pequeno produto, de poucos dólares, no outro lado do mundo, e ainda é rentável? A resposta é a revolução tecnológica 4.0.
“Estamos a bordo de uma revolução tecnológica que transformará fundamentalmente a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Em sua escala, alcance e complexidade, a transformação será diferente de qualquer coisa que o ser humano tenha experimentado antes”, diz Klaus Schwab, autor do livro A Quarta Revolução Industrial.
A revolução 4.0 não é uma transformação exclusiva para empresas de e-commerce. A tecnologia impacta todo o tipo de empresa, desde o sorveteiro do bairro até as maiores empresas do mundo. Transformou, e ainda transforma, a forma como as empresas, produzem, vendem e entregam.
Como consequência de uma nova indústria, a logística também sobre mudanças para acompanhar a evolução. Para atender às novas demandas de uma indústria mais eficiente e produtiva, surge a logística 4.0.
O QUE É A LOGÍSTICA 4.0?
A logística 4.0 é uma evolução da logística tradicional, causada pela adição da tecnologia, com o objetivo de ganho de eficiência, corte de custos e crescimento.
O foco, está principalmente, na otimização de processos, melhora na comunicação e na tomada de decisão baseadas em dados, não apenas do setor, mas dos processos ponta a ponta.
De maneira geral, o setor é influenciado direta ou indiretamente, por tecnologias como:
- Software como serviço (Saas);
- Smartphones;
- Cloud computing;
- Aplicativos de comunicação;
- Big data;
- Internet das coisas;
- Inteligência artificial;
- E entre outros.
Os benefícios para as empresas que adotam essa nova onda são claros, fazendo um paralelo com a logística tradicional, podemos observar:
Logística tradicional:
- Grandes estoques;
- Processos de inventários que possibilitam maiores margens de erro;
- Lead time estendido;
- Produtos se perdiam facilmente;
- Dificuldade de gestão de rotas complexas;
- Em caso de roubo, o caminhão sai da rota sem ninguém perceber.
- Burocracia, muitos documentos impressos.
Logística 4.0:
- Estoques precisos, conforme a demanda;
- Processos de inventários com sistema de identificação avançado;
- Diminuição do lead time;
- Alta rastreabilidade da entrega;
- Sistemas automáticos de cálculo de rota;
- Sistemas de rastreabilidade do caminhão, se o caminhão sai da rota, o controlador é alertado na mesma hora;
- Menor burocracia nos processos, documentos salvos na nuvem e disponíveis 24 horas.
A lista não para de crescer, o desdobramento do avanço tecnológico ocorre de forma exponencial, contribuindo ainda mais para a melhora do segmento.
COMO PREPARAR A MINHA EMPRESA PARA A LOGÍSTICA 4.0?
Extremos são ruins, assim como existem pessoas que não querem empregar a tecnologia, por sair da sua zona de conforto, também existem pessoas que acreditam que a tecnologia irá resolver todos os seus problemas.
Não “saia por aí” assinando softwares da moda ou contratando servidores apenas por que são os melhores. O importante é encontrar a solução na medida para o seu problema. Fique atento as nossas dicas:
– Mapeie os processos de ponta a ponta, e veja onde a tecnologia pode resolver o problema ou aumentar a produtividade;
– Aprenda sobre as novas tecnologias, busque conhecimento em outras empresas, de preferência no seu segmento;
– Utilize soluções com base na individualidade da sua empresa, não utilize soluções robustas apenas por que são as melhores ou por que o Walmart utiliza. A solução deve ser na medida;
– Encontre profissionais dispostos ajudar e a testar novas tecnologias na implementação. Muito cuidados com os “usuários resistentes”, que são contra as mudanças e podem sabotar o seu plano de melhoria;
– Não seja ansioso! os resultados podem demorar um pouco. A curva de aprendizagem, no início, provoca perda de produtividade, mas no médio a longo prazo os resultados irão aparecer.
Posted by M&O Sistemas |
Add a Comment